terça-feira, 7 de julho de 2009

Divas e seus vestidos

Muitas vezes um vestido de alta costura custa milhares de euros/dólares, mas não somente porque existe um estilista famoso por trás de uma marca famosa, como pode ser o Valentino que dá nome à própria marca, ou a um Karl Lagerfield que cria para Chanel, mas também para Fendi e Chloé.


Um vestido pode custar muito caro porque algumas vezes parte deles ou até o vestido inteiro é costurado à mão. Sim! Costurado à mão. Trabalhar alguns tecidos na máquina de costura impossibilita um acabamento perfeito, quando a agulha não rasga o tecido.


Eu não entendo muito bem de tecidos, mas pode ser que esse vestido da Nicole Kidman tenha sido feito com um tule de seda ou um tafetá de tule bordado. Ou ele pode ter sido feito em seda pura, com tule por cima e tule por baixo. A bem da verdade, eu acho que a camada superior de tule pode ter sido costurada à mão, assim como o fecho do vestido e a bainha.


Já o segundo vestido é uma obra de arte, no sentido que se brinca com o tecido e parece que temos milhares de pedaços de papel picado. A gente pode gostar ou não da escolha, mas temos que reconhecer que esse trabalho é um primor.
Quando eu vejo esses vestidos maravilhosos, desfiles, publicidade, etc. eu espero sempre que as costureira ganhem bem. Porque, sim, um Valentino será sempre um Valentino, mas se ele não tiver uma boa equipe de costureiras, bordadeiras, "acabadeiras", etc. não há fama que resista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário