quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Feliz 2010

Muitos meses se passaram... muitos! Havia até pensado se continuar blogando ou não, mas estou em um momento "super-costureira". Em Março termino o meu primeiro ano de curso. No total são três anos, com uma prova ao final de cada ano, para ter o diploma de modelista e costureira. A prova do primeiro ano não é obrigatória, então, é claro que não vou fazer. Para que sofrer quando não é necessário?

Muitas vezes penso nessa coisa de... percorrer um percurso acadêmico, ter um diploma superior e mais tarde descobrir um prazer enorme em uma profissão que teria me custado muito menos quebração de coco e de tutano. Vai entender...

Por outro lado, andei lendo recentemente sobre toda uma nova geração de mulheres super preparadas, que ao redescobrir profissões tradicionais (como corte e costura), conseguem dar um novo frescor àquilo que todos conhecemos meramente como "trabalho manual", e muitas conseguem profissionalizar, e muitas vezes até unir um pouco a sua área de estudos com o novo "hobby".

Sempre leio um blog que se chama A Ervilha Cor-de-Rosa, no qual a autora além de super modelista e costureira, parece ser formada em História. Em muitos de seus posts ela resgata muitas tradições do folclore português, e por lá aprendi algumas coisas interessantes sobre o uso da chita (sim, aquele tecidinho "vagabundo" de roupa de festa junina) no artesanato português, e também o quanto a chita sempre foi tecido de pobre. Mas nos últimos anos alguns novos designers vem criando coisas maravilhosas com as tramas super coloridas desse tecido, e dando nova vida ao "paninho das classes menos abastadas".

Com isso quero dizer que: em 2010 espero estar aqui com força total, contando para vocês sobre os meus progressos.

Atualmente estou trabalhando com calças compridas, me especializando mais nas golas e mangas, e em breve estarei fazendo coletas e roupas com manga quimono.

Aguardem as novidades

Um comentário: