sexta-feira, 29 de maio de 2009

O Tubinho

Digamos que o grande culpado pela minha nova fase costureira é o vestido tubinho.
Há um certo tempo eu estava passeando pelo centro de Roma (pela via del governo vecchio), corujando as lojas, quando vi um tubinho de puro linho azul marinho, com um corte impecável. O meu primeiro impulso foi comprar, o segundo impulso ver o preço e o terceiro impulso arregalar os olhos: 270 euros!
Considerando que um tubinho não é uma roupa do outro mundo, fiquei pensando quanto aquele vestido deveria custar realmente. Ninguém precisa ser um Valentino da vida para fazer um tubinho.
Depois me veio a idéia: e se eu (re)aprendesse a costurar? Simplesmente poderia fazer 8-10 tubinhos com 270 euros :-), incluindo pano, linha, forro e zíper. E isso se eu fizesse todos os 10 em linho. Se eu escolhesse algodão, por exemplo, esse preço caíria muito.
Inicialmente pensei em comprar um molde pronto, manequim 42-44. Mas depois me veio a insegurança de não saber modificar um molde já pronto.
All the rest is story, mas a verdade é que ontem cortei o meu primeiro tubinho, com a modelagem feita por mim, com as minhas medidas e com as minhas modificações. Um tubinho totalmente personalizado :-)
Depois de uma série de saias e de muitossss moldes para aprender como modificar os moldes para camisas, cheguei ao tubinho. Porque saia todo mundo faz, principalmente saia evasê. O negócio é saber fazer camisas e as modificações do seio, principalmente quando a gente encontra alguém que tem muito seio ou até alguém que tem problemas de postura e é meio "concurdinha".
Atualmente estou com o vestido cortado e começarei a fazer tudo o que pode ser feito à mão. O vestido é de linho. A cor é um misto entre azul claro e cinza pérola, ou seja, um azul claro meio acinzentado.
Me aguardem...

15 comentários:

  1. Lu, meu pai era alfaiate...dos bons...cresci neste mundo.
    Incrivel que antes dele morrer, estive no Brasil e ele começou a ensinar a modelar calças, cheguei a fazer ums duas ou tres. Voltei pra Italia, trouxe esquadro, linhas, tecidos, presentes dele, em abril ele adoeceu, em junho faleceu.
    Hoje tenho tudo guardado e uma vontade enorme de aprender a costurar.

    Bjs

    Meire

    ResponderExcluir
  2. Oi Luciana, tudo bem?
    Será q vc poderia me enviar o seu molde do vestido tubinho? Sou secretária e preciso de um urgente, mas gostaria de q fosse feito por mim mesma. Meu mail é crispilate@hotmail.com
    Mil bjinhos... Cris

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de saber quais assesorios eu poderia combinar com esse vestidoo.. um boleroo..ou qual casaco já que eu trab no ar- condicionado..

    ResponderExcluir
  4. oi adoro tb o tubinho será que poderia me mandar o molde basico e como tiro as medidas bjos rosemeire.mendonca@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. O vestido tubinho - criação de Ives Saint Laurent, embora alguns o creditem a Coco Chanel - é a base de modelagem para qualquer outro tipo de vestido - festa, noite, noiva - e por isso vale a pena aprender...

    ResponderExcluir
  6. Luciana, já procurei moldes em várias revistas, mas não encontro pois está usando só vestidos largos. Preciso urgenbte de um molde deste. Você poderia enviar-me. Bjus. adriana@agplast.com.br

    ResponderExcluir
  7. Luciana, tbm gostaria muito do molde, assim como vc, tbm irei aprender agora. Se puder envia para o meu email flaviac.pinto@yahoo.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá Luciana, assim como vc, também adoro os tubinhos... Há alguns ano atrás usei muito... depois ficou meio esquecido e agora vendo o seu molde voltou a vontade de usar novamente. Gostaria muito que vc me enviasse esse molde para meu email rosecarpezani@hotmail.com , se possível, é claro. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. ola luciana vc poderia mandar esse mode de tubinho para meu mail


    deija-nira@hotmail.com

    meu numero e 46
    obrigado!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Luciana será que você poderia me mandar o molde de tubinho, sou secretária preciso estar bem alinhada rrsrs meu manequim é 40.Obrigada Lucinéia lu.1313@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. oi gostaria muito que me enviasse um molde de um vestido tubinho sou louca com um e estou aprendendo a costurar.o brigado!
    maraiasimone@live.co.uk

    ResponderExcluir
  12. Eu poderia ter escrito este texto, ja que estou fazendo o curso de costura pelo mesmo motivo. Daqui a um tempo, farei todas as minhas roupas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  13. Gostaria que vc me enviaase esse molde me apaixonei por esse tubinho estou aprendendo a costurar me envia esse molde bere_fofa@hotmail.com obrigada

    ResponderExcluir
  14. estou precisando do molde de um tubinho com corte vertical me ajude

    ResponderExcluir
  15. preciso de um mplde de um vestido tubinho com corte vertical numero 46meu imail é ;veranemesio@hotmail.com

    ResponderExcluir